Anotações.TRANSPORTE [para quem precisa]


Toda vez que temos uma paralisação do transporte público em Manaus. (1) Talvez não seja diferente de Belém. (2) Aparece a justificativa a partir do senso comum como "a população é mais prejudicada" nos parecendo que problema todo está somente naquela iniciativa dos trabalhadores. Simplesmente não é.

Se avaliamos as condições do sistema de transporte, tanto de Belém como de Manaus, passam por uma "reformulação" que muda quase nada mobilidade das cidades. Logo que impera é interesse de meia dúzia de empresários do modal mais antigo; e que pouco se importam com a qualidade ou a segurança do serviço para trabalhadores e usuários.

Por exemplo nos dados oficiais temos quase três assaltos por dia nos ônibus de Manaus. Isso não prejudica a população também?

Não podemos aceitar a política de tarifaço feitos pelos governos tucanos, porque tanto Manaus como Belém passam por gestões do PSDB, que representam velhos interesses e colocam nas costas do povo a crise da mobilidade urbana. Isto é, aumento da tarifa sem qualquer qualidade no transporte também não prejudica a população?

Nossa resposta precisa aparecer por vários meios, de iniciativa judiciais às manifestações iniciativa popular.


#Anotações #Amazônia #TransportePúblico #Mobilidade #Povo
----

2. A partir de hoje abordaremos questões que refletem a Amazônia por inteiro, considerando tanto Manaus como Belém.



Imagem. Site Portal A Critica
0